Cerca de 36.000 espectadores foram ontem ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, e vibraram com mais um triunfo do Corinthians no Campeonato Brasileiro da Série A, em sua 17ª rodada. Dessa vez, o adversário foi o Vitória, vice-campeão da Copa do Brasil. O jogo marcou o retorno do atacante Ronaldo aos gramados brasileiros, após 112 dias de afastamento devido a uma lesão na panturrilha direita.
Aos dois minutos de partida, a torcida corintiana se assustou quando Ronaldo caiu no meio do gramado com dores na virilha. Ele foi atendido e retornou imediatamente. O jogo prosseguiu e o Corinthians começou a se organizar nas quatro linhas. Aos dez minutos, o experiente lateral Roberto Carlos, ainda no campo de defesa, fez um lançamento perfeito para Iarley, que completou de cabeça para o fundo das redes do Vitória.
Depois de sofrer o gol, o time baiano adiantou a marcação e conseguiu criar algumas jogadas de perigo. A primeira foi aos 29 minutos, com Eduardo, e a mais evidente ocorreu aos 34, quando Henrique acertou uma bomba no travessão. O Corinthians, por sua vez, mantinha a posse de bola, mas não conseguia finalizar as jogadas. Ronaldo atuava de forma discreta, apenas com toques rápidos e uma tentativa de finalização sem sucesso. Aos 47 do primeiro tempo, o time alvinegro marcou o segundo gol com Paulinho, que aproveitou uma falha na marcação do Vitória e concluiu sem dificuldades.
No segundo tempo, o clube nordestino voltou com uma alteração: o meio-campista Renato deu lugar para o atacante Soares. Com isso, o técnico da equipe, Toninho Cecílio, tentou reforçar o setor de criação. Entretanto, o Vitória foi pressionado pelo Corinthians logo no início da segunda etapa, com duas participações de Ronaldo. Aos dez minutos, ele recebeu um bom passe de Elias e cruzou rasteiro para Bruno César, que chutou em cima do goleiro Viáfara. No lance seguinte, o craque recebeu na área e ajeitou de cabeça para Paulinho, que chutou novamente na direção do goleiro adversário.
Aos 16 minutos, Ronaldo saiu de campo cansado e foi substituído por William Morais. Ainda pelo lado corintiano, o estreante Thiago Heleno e o garoto Boquita entraram no lugar de Chicão e Paulinho, que saíram lesionados. O técnico do Vitória decidiu arriscar tudo, colocando em campo a dupla Evandro e Kleber Pereira no lugar de Bida e Vanderson. As alterações surtiram efeito e, aos 37 minutos, o time visitante diminuiu o marcador em um lance de bola parada: Evandro cobrou falta na meia direita e Kleber Pereira cabeceou livre para o gol de Júlio César, que nada pôde fazer.
Placar final: Corinthians 2 x 1 Vitória. Com o resultado, o time paulista segue em segundo lugar na tabela de classificação, com 34 pontos, sendo superado pelo Fluminense, que lidera a competição com 37. Já o Vitória continua com 21 pontos conquistados, porém caiu para a 14ª posição. A rodada teve também os seguintes resultados:
Santos 2 x 0 Goiás
Internacional 1 x 0 Botafogo
Vasco 1 x 1 Cruzeiro
Ceará 2 x 2 Prudente
Atlético-MG 1 x 2 Palmeiras
Guarani 2 x 1 Flamengo
Atlético-PR 1 x 1 Grêmio
Fluminense 2 x 2 São Paulo
Atlético-GO 2 x 2 Avaí
Confira no link abaixo a classificação completa e os próximos jogos do Campeonato Brasileiro da Série A: