Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Brasileirão: emoções e indefinições

Por Lucas Aribé

A temporada 2010 está terminando. Os torcedores brasileiros acompanham de perto a disputa de um campeonato muito equilibrado e emocionante: o Brasileirão. Com 35 rodadas realizadas, não se sabe ainda quem poderá ser o campeão nacional. No ano passado, chegamos na última rodada com cinco equipes lutando diretamente pela taça: Flamengo, Internacional, São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras.

Já neste ano, a história não é muito diferente: faltando três jogos para o término do torneio, três equipes são consideradas favoritas à conquista do título: Corinthians, Fluminense e Cruzeiro. Mas a disputa não para por aí. O Flamengo, atual campeão nacional, corre riscos de ser rebaixado para a Segunda Divisão, ao lado do Prudente e de mais duas equipes.

Outra disputa em jogo é pelas vagas da Taça Libertadores da América de 2011 destinadas ao Brasil. Se o campeão da Copa Sul-Americana deste ano for um time Brasileiro (Palmeiras ou Goiás), as três melhores equipes do Brasileirão se classificam automaticamente. Se isso não ocorrer, a última vaga é do quarto colocado na competição nacional. É bom lembrar que o Santos e o Internacional já estão garantidos no principal torneio da América.

A Copa Sul-Americana também aguarda a definição das equipes brasileiras que participarão no segundo semestre de 2011. Diante de muitas indefinições, a emoção está garantida até o dia cinco de dezembro, quando teremos a realização da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. Para você, quem será o campeão nacional de 2010? Quem merece representar nosso país nos torneios internacionais? Vamos tabelar!